sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Como fazer Suco Detox? Como fazer Desintoxicação Alimentar? Emagreça e mantenha a Forma até o Final do Ano !


Fim de ano é época de celebrar, comemorar e reunir com família e amigos. Com isso, não é muito difícil cair em tentação e cometer excessos diante de uma mesa farta como na ceia da noite de Natal ou no almoço. Mas, para aqueles que não resistiram a tentação e já estão com “medo” da balança, daremos dicas para evitar problemas, desintoxicar e quem sabe até diminuir um pouco o peso ganho.


Como há bastante consumo de gordura, açúcar e sal na hora das comemorações, o ideal será consumir sucos desintoxicantes. Sucos com folhas verdes escuras (couve, salsão, aipo, salsinha, hortelã), cítricos (lima da pérsia, limão siciliano), de gengibre e com frutas (principalmente as vermelhas) auxiliam muito no trabalho de desintoxicação do fígado, melhora do pH do sangue e na digestão.


Então vamos ver algumas receitas desses Sucos?

Sumo verde com espinafres
Ingredientes:
1 cenoura,
1 maçã
½ limão
100 gr de melancia
8 folhas de espinafres
2 cm de gengibre
1 colher de chá de camu camu
150ml de água

Num liquidificador coloque acenoura e a maçã (sem caroços) com casca, bem lavadas e cortadas em bocados, o limão descascado, sem pele branca e caroços, a melancia já sem caroços, os espinafres lavados, o camu camu e o gengibre descascado. Acrescente a água e triture tudo até ficar um sumo macio e homogéneo.


Sumo vermelho
Ingredientes:
1 laranja
5 morangos
6 framboesas
½ beterraba crua
Pimento vermelho q.b.
10 bagas gojis
1 colher de sopa de flocos de aveia
150ml de água

Num liquidificador coloque alaranja descascada e sem caroços, a beterraba descascada, o pimento cortado em bocados, os morangos arranjados e bem lavados, as framboesas lavadas, os gojis e a aveia. Acrescente a água e triture tudo até ficar um sumo macio e homogéneo.



Sumo verde com alface
Ingredientes:
1 maçã
1 pera
½ pepino
½ talo de aipo
2 folhas de alface
Salsa q.b.
1 colher de café de spirulina
150 ml de água

Num liquidificador coloque a maçã e a pera com casca, bem lavadas e sem caroços, cortadas em bocados, o pepino (sem casca) e o aipo lavados e cortados, a alface e a salsa lavadas e, por fim, a spirulina. Acrescente a água e triture tudo até ficar um sumo macio e homogéneo.


Sumo vermelho com tomate
Ingredientes:
1 tomate
100g de melancia
Pimento vermelho q.b.
½ beterraba
6 framboesas
10 bagas gojis
150ml de água

Descasque e corte aos bocados o tomate, a melancia, a beterraba e o pimento. Coloque no liquidificador juntamente com as framboesas (bem lavadas) e as gojis. Acrescente a água e triture tudo até ficar um sumo homogéneo.


Sumo amarelo
Ingredientes:
½ banana grande
½ maçã
1 laranja
1 kiwi
2 folhas de alface
1 colher de sobremesa com sementes de girassol
150 ml de água

Num liquidificador, coloque a banana descascada e cortada em bocados, a maçã bem lavada e cortada em bocados com casca e sem caroços, a laranja descascada sem caroços, o kiwi descascado, a alface lavada e as sementes de girassol. Acrescente a água e triture tudo até obter um sumo homogéneo.


Sumo tropical
Ingredientes:
1 laranja
½ limão
100 g de abacaxi
5 morangos
½ pepino
2 cm de gengibre
150 ml de água

Num liquidificador, coloque a laranja descascada, sem caroços e cortada em bocados, o limão descascado e sem pele branca, o abacaxi descascado e cortado, os mornagoslavados e arranjados, o pepino desascado e cortado aos bocados e o gengibre descascado. Acrescente a água e triture tudo até ficar um sumo homogéneo.


Suco detox de Maçã, Cenoura e Gengibre• 2 ramos de salsinha
• 1/2 cenoura
• 1 maçã média
• lascas de gengibre
• 1 copo de água (250 ml)
Bater todos os ingredientes no liquidificador, não coar e beber imediatamente. Melhor horário – em jejum.


Suco detox de Abaxi, Hortelã e Couve

- 2 fatias de abacaxi
- 8 folhas de hortelã
- 1 limão grande ou 2 pequenos
- 2 folhas médias de couve manteiga
- 2 copos de água-de-coco gelada
- 4 pedras de gelo

Bate todos os ingredientes no liquidificador. Não precisa coar.




Veja dicas para se desintoxicar depois da comilança natalina

Não consuma alimentos industrializados
Um dos segredos para desintoxicar é simples: retirar todos os alimentos industrializados e com corante da dieta. "Tudo que é artificial sobrecarrega o fígado", diz a nutricionista especializada em nutrição funcional, Luciana Harfenist. "O fígado é o órgão responsável por eliminar essas substâncias artificiais que o corpo não consegue metabolizar, então cuidado com ele"



Corte o açúcar
O açúcar também é "persona non grata" para quem tem o intuito de desintoxicar o corpo depois do Natal e do Ano Novo. A dica é priorizar outros alimentos com propriedades detox, como pimentão vermelho, repolho, aspargos, tomate, cebola, pimenta vermelha, iogurte, uvas vermelhas, alho, limão, abacaxi, cenoura, gergelim, salsa e folhas verdes.


Beba mais de 2 litros de água
Ainda que os sucos e os chás sejam as bebidas favoritas de quem quer desintoxicar, a água não deve ser deixada de lado. A recomendação da nutricionista Elaine Fontes, do Spa Loongevity by Sisley, é ingerir até 2,5 litros por dia. "A água purifica o organismo. Para melhorar o funcionamento do corpo, é preciso beber água e se alimentar direito", diz


Aumente o consumo de fibras
Além de eliminar as toxinas do organismo, a desintoxicação também tem como objetivo melhorar o trânsito intestinal, a digestão e assimilação dos nutrientes. "A má digestão costuma ser resultado de intolerâncias a certos alimentos, ou por eles chegarem intactos ao intestino ou por produzirem bactérias que interferem na digestão", diz a nutricionista funcional Luciana Harfenist


Aposte em sucos e chás
Chás e sucos são termogênicos importantes. "Os chás são diuréticos e ajudam a drenar; alguns ativam o metabolismo, como o verde, o de gengibre e de hibisco", afirma a nutricionista Luciana Harfenist. Os sucos devem ser preparados em centrífugas, e não no liquidificador, para preservar as propriedades das frutas. Para potencializar o detox, a nutricionista indica o abacaxi, a melancia e a couve


Inclua orgânicos no cardápio
Para limpar o organismo, escolha preferencialmente alimentos orgânicos, pois são isentos de insumos artificiais e hormônios. "O indicado é comer carne de gado alimentado com produção orgânica", diz a nutricionista Luciana Harfenist. Sempre que possível, prefira peixes menores. "Atum ou salmão são mais propícios à contaminação por metais pesados que podem estar na água e não fazem bem à saúde", diz


Corte as bebidas alcóolicas
Como o objetivo de desintoxicar é fazer uma faxina no organismo, é preciso cortar todo tipo de bebida alcóolica para melhorar o funcionamento do fígado, órgão responsável por metabolizar a gordura e o álcool



Pratique algum exercício
Para potencializar os efeitos detox e acelerar o metabolismo, o diretor técnico da Bio Ritmo, Saturno de Souza, indica alguma atividade física prazerosa. E alerta: cuidado para não se exercitar demais, pois sempre há o risco de sofrer lesões. "Caso a pessoa seja sedentária, 20 minutos de caminhada já vão garantir ganhos cardiovasculares", diz




Fontes: Abril, Globo, Uol

Um comentário:

  1. Adorei o visual do seu blog. Parabéns! Eu também adoro os sucos funcionais como o detox. Faço com frequência e uso as receitas que encontrei nesse site. Estou bem satisfeita com o resultado. Vou dar uma tentada nas suas receitas também. Obrigado por comartilha-las.

    ResponderExcluir