domingo, 25 de janeiro de 2015

"Dieta Detox e Suco Detox é Tudo Mentira, não funciona!" diz Edzard Ernst


O alemão Edzard Ernst tem más notícias para os adeptos do detox. Professor da Universidade de Exeter, no Reino Unido, Ernst se tornou um pesquisador respeitado ao tratar de um campo que muitos cientistas olham com ressalvas – o das terapias médicas alternativas. Ao longo da carreira, investigou se formas pouco convencionais de cuidar da saúde, como acupuntura e homeopatia, eram eficientes. O rigor de seus trabalhos lhe valeu um desapontamento pessoal – Ernst começou a carreira como médico homeopata. Concluiu que a homeopatia não funciona.

Agora, se empenha em destruir um mito relativamente novo: o de que dietas do tipo detox, que prometem livrar o corpo das toxinas adquiridas em dias de comilança e bebedeira,funcionam. “O detox faz mal para o bolso”, diz Ernst. Durante as festas de fim de ano – e também durante a vida cotidiana – nossos corpos produzem toxinas prejudiciais. Elas são resultado da quebra de substâncias adquiridas na alimentação. Um corpo saudável consegue livrar-se delas sem problemas: para isso, trabalham órgãos como o fígado, rins e a pele. “Não precisamos de ajuda externa para isso”, diz Ernst.

Segundo ele, dietas que prometem nos livrar das toxinas acumuladas mentem. Fazem sucesso porque é sedutora a promessa de que podemos comer bobagens e fazer pouco exercício o ano todo para, com um suco, ficar saudáveis: “O conceito do detox é muito atraente por isso: por que não envolve muito esforço”. Sucos e misturas não são capazes de fazer um rim saudável trabalhar melhor. E, se o seu não estiver funcionando, melhor correr para o médico, não para o supermercado.


Época – O senhor escreveu artigos recentes sobre como o detox engana seus consumidores. Fez estudos específicos para chegar a essas conclusões?
Ernst - Não, não fiz.  Apenas um, sobre a eficácia da alcachofra no tratamento de ressaca. Mesmo assim, os jornalistas me perguntavam a respeito todo o tempo. Por isso, decidi examinar a ausência de evidências em favor do detox. Não haver estudos que o defendam é também um sinal importante.

Época – E por que outros cientistas não se dedicam a questionar essas dietas?
Ernst – Por que, para qualquer médico, é bastante óbvio que essas empresas só querem lucrar ao enganar consumidores crédulos. E porque cientistas não gostam de destruir mitos, eles gostam de descobrir coisas novas.

Época – Há alguma modalidade de detox que funcione e seja benéfica para o corpo?
Edzard Ernst – Se você tiver um vício em drogas, o processo de tratamento contra a dependência recebe o nome de detox. Esse é o tipo de desintoxicação que funciona, baseado em evidências científicas. Por contraste, as formas de detox promovidas como terapias alternativas, e oferecidas de diferentes maneiras, não têm comprovação científica. Elas não funcionam.

Época- Funcionando ou não, as dietas detox se tornaram muito populares. Por que as pessoas têm tanto interesse nelas?
Ernst – Essas dietas são promovidas, de maneira muito inteligente, como formas de tratamento capazes de absolver as pessoas de todos os “pecados” que elas porventura cometeram. Pecados como comer demais, por exemplo. O conceito do detox é muito atraente por isso: porque não envolve muito esforço.

Época – E o detox pode ser prejudicial?
Ernst – Isso varia conforme a dieta. Algumas ervas medicinais podem causar efeitos colaterais, fazer a pessoa se sentir mal. Além disso, o detox faz mal para o bolso. Por fim, é perigosa a ideia de que podemos passar dos limites sem riscos, porque o detox vai nos salvar.


Época- Os alimentos que consumimos diariamente produzem toxinas prejudiciais para o corpo quando digeridos. Como nos livramos dessas substâncias?
Ernst – O corpo se encarrega disso, através dos rins e fígado, por exemplo. Não precisamos de ajuda externa para isso.  O que precisamos é parar de nos envenenar.
Época – As pessoas parecem mais dispostas a duvidar de outras terapias alternativas, como a homeopatia. O detox, por outro lado, têm adeptos e não é muito questionado. Por que o detox tem tanto crédito?
Ernst – Por que a propaganda é bem feita, e porque diversas celebridades promovem esses produtos gratuitamente.
Época – O senhor ganhou notoriedade ao desafiar certos mitos sobre a medicina alternativa, e ao fazê-lo com rigor científico. Por que se dedicar a esses estudos?
Ernst –
 A medicina alternativa me fascina desde a época em que eu trabalhava como clínico em um hospital homeopático. Essa é uma área na qual abundam questões sem respostas. Quando me tornei cientista, me dedicar a isso pareceu uma escolha óbvia.
Época- Quando decidiu pesquisar homeopatia, o senhor constatou que a técnica não funciona. Como ex-homeopata, essa descoberta o entristeceu?
Ernst – Eu estava intrigado: muitas pessoas se beneficiam da homeopatia. Mas, mesmo assim, não fazia sentido que ela funcionasse. Não fiquei triste. Como cientista, fico feliz em descobrir a verdade. Não importa qual seja essa verdade.

Época – O senhor mantém um blog atualizado e costumava colaborar com jornais britânicos, como o The Guardian. Acha importante que os cientistas sejam próximos do grande público e tornem suas descobertas acessíveis?
Ernst – As pessoas têm o hábito de tomar decisões terapêuticas sozinhas, sem nem mesmo consultar um médico. Isso é perigoso. Por isso, é importante que elas tenham acesso a informação confiável nos meios de comunicação. Sinto como se fosse uma obrigação minha fazer o melhor para que isso aconteça. Até porque, há muita bobagem sendo disseminada.
Época- O senhor também tem formação musical. Arrepende-se de deixar a música de lado para ser cientista?
Ernst - Nem um pouco. De certo modo, a ciência lembra o show business.

Fonte: Época

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Como fazer o Chá de Bolhas ou Bubble Tea, a bebida do Verão? Veja a Receita Aqui !


A bebida chinesa é uma mistura de chá, suco de frutas e bolhas gelatinosas. 

E como fazer?




• Ingredientes:


Para as bolhas:

- 1 xíc (café) de sagu

- Quanto baste de água para cozinhar o sagu (ver a quantidade sugerida na embalagem da marca que você comprou)

- 2 sachês do chá que você queira para colorir e aromatizar as bolhas

- 2 col (sopa) de mel natural



Para o chá:


- 200 ml de água mineral

- 1 sachê do chá de sua preferência

- Açúcar/mel/adoçante a gosto

- ½ xic (chá) de pedaços de frutas e ervas.

- 4 pedras de gelo



• Modo de preparo:


-Para as bolhas: Na embalagem do sagu que você comprou, verifique o tempo de descanso e de cozimento, além da quantidade de água necessária para que os grãos fiquem macios. Enquanto o sagu descansa (cerca de 2 horas), coloque a água do cozimento em uma panela e leve ao fogo alto. Assim que começar a ferver, desligue e coloque os dois sachês que irão colorir e aromatizar as bolhas. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Retire o sache e reserve. Depois de atingir o tempo de descanso, coloque o sagu no chá e leve ao fogo médio para cozinhar de acordo com as informações da embalagem (cerca de 10 minutos). Depois de pronto, misture o mel e reserve.


- Para o chá gelado: Separe 200 ml de água mineral quente em um copo. Adicione o sachê de sua preferência e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Retire o sachê e deixe esfriar.


- Para a montagem do copo: No fundo de um copo ou de uma taça grande coloque o sagu. Posicione as frutas e as ervas. Adicione as pedras de gelo e, por fim, coloque o chá. Experimente e adoce de acordo com a sua preferência. 

P.S - O tamanho das Bolhas depende do tamanho do seu sagu, normalmente será menores do que as bolhas das fotos, devido ao sagu comum encontrado no mercado brasileiro.


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Como fazer um Banco ao Estilo Industrial com Canos de Ferro? Veja aqui!


Que tal ter um Banco com personalidade, 
ao Estilo Industrial que ninguém mais tem?


Então mãos à obra queridinho!


Passo à Passo de como fazer:
E depois é apenas encaixar um círculo de madeira sobre e pronto!


P.S - Canos de Cobre deve ficar lindo também, apesar do preço...


terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Como fazer um Lustre, Luminária, Abajur de Chapéu ou Cartola ? Veja!


Que tal ter uma luminária super diferente e que tenha um super toque de personalidade? 

Para isso é super simples, veja abaixo:


Basta fazer um pequeno furo no topo do Chapéu/Cartola e passar o bocal da lâmpada. 

Aconselhamos usar lâmpada fluorescente, além de economizar energia, ela não vai esquentar o seu chapéu (podendo ocasionar um incêndio com uma lâmpada que não seja fluorescente).


domingo, 11 de janeiro de 2015

Como fazer Brigadeiro Gourmet ? Veja a Receita de Brigadeiro Gourmet !

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado
170g (1 tablete) de chocolate meio amargo (raspas)
1 colher (sopa) de manteiga extra* sem sal (A manteiga extra possui um teor de massa de gordura maior que as manteigas comuns)
Manteiga sem sal para enrolar – o necessário
200g de confeitos (plaquinhas de chocolate, amêndoas,  pistache ou outro de sua preferência). 
O confeito da receita é feito com chocolate de verdade, e não com aquele tradicional que é feito com uma mistura de açúcar e chocolate. Mas nada impede de você usar o tradicional, mas o tradicional não vai dar aquele toque gourmet!

MODO DE PREPARO

1. Leve todos os ingredientes para uma panela e misture bem.
2. Mantenha o fogo médio – baixo e mexa, sem parar, até o brigadeiro começar a desgrudar do fundo da panela. Se você gosta de brigadeiro de copinho (colher), desligue agora e coloque nos copinhos ainda quente.
3. Para enrolar os brigadeiros, cozinhe por mais 8-10 minutos depois que começar a desgrudar do fundo.
4. Espere esfriar, passe ½ colher de chá de manteiga na palma da mão e enrole os brigadeiros.
5. Passe sobre os confeitos que desejar.

Rendimento: 30 brigadeiros

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Como fazer Sunomono ? Receita de Conserva Agridoce Japonesa de Pepino


Ingredientes

2 Pepinos (tipo japonês)
1 Xícara (chá) de vinagre de arroz
5 Colheres (sopa) de açúcar
2 Colheres (sopa) de sal ou o suficiente para desidratar a quantidade de pepino que possua
Gergelim preto e branco à gosto



Modo de Preparo

Lave bem os pepinos e corte em rodelinhas bem finas. Para facilitar, use um processador, o mandolim ou um ralador que fatie. Em uma tigela, coloque o pepino com duas colheres de sal e reserve para que ele solte água. Misture o vinagre e o açúcar até ficar tudo dissolvido. Deixe esfriar.
Depois que os pepinos soltaram bastante água, passe na água corrente para retirar o excesso de sal e deixe escorrer bem. Acrescente a solução de vinagre e açúcar. Leve à geladeira num pote bem fechado e coma de preferência gelado.
Na hora de servir o seu Sunomono, salpique gergelim ou pedaços de kani, polvo e camarão. 
Obs: O melhor Pepino para fazer a conserva é o Japonês, mas o Pepino Caipira também dá para fazer ( mas ele solta bastante sementes, fazendo a sua conserva ficar com sementes boiando).

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Como fazer Tapioca ? Receita de Tapioca para você fazer em Casa !


Originária do Norte do Brasil, a tapioca é uma iguaria feita com a fécula extraída da mandioca e, por ser livre de glúten, virou a queridinha daqueles que procuram uma alimentação mais saudável. As possibilidades de recheios e combinações é infinita, depende da sua imaginação...

ingredientes


Massa

  • 1/2kg de farinha para tapioca (bijou)
  • Água o suficiente para dar o ponto
  • Sal a gosto

Recheio de calabresa

  • 1kg de linguiça calabresa cortada em rodelas bem finas ou trituradas
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 4 dentes de alho
  • 1 cebola média picada
  • 1/2 xícara (chá) de cheiro verde

Recheio goiabada com queijo

  • 220g de goiabada em fatias
  • 220g de queijo coalho ou outro de sua preferência

Recheio de doce de leite

  • 1 lata de doce de leite cremoso (350g)

Recheio de leite condensado

  • 125ml de leite condensado

Recheio de coco

  • 100g de coco ralado fresco
  • 175ml de leite de coco

modo de preparo


Massa

Numa tigela, coloque o polvilho e vá adicionando a água até cobrir e ficar dois dedos acima. Deixe de um dia para o outro. Retire toda a água com a ajuda de um pano limpo sem deixar excesso. Vai ficar parecendo um bloco.
Esfarele essa massa com as mãos. Passe pela peneira e acrescente o sal.

Numa frigieira anti-aderente, modele a tapioca como uma paqueca. Quando estiver pronta, a massa estará unida. Não deixe escurecer. Vire rapidamente e deixe secar do outro lado. Deve ser retirada do fogo ainda branquinha.


Recheie a gosto.

Recheio de calabresa

Numa panela com o óleo, doure o alho e a cebola, adicione a linguiça e deixe ficar bem crocante. Por último, coloque o cheiro verde e desligue o fogo. Utilize o recheio quente.

Recheio goiabada com queijo

Quando a tapioca estiver pronta, retire da frigideira e coloque duas fatias de goiabada e duas fatias de queijo. Dobre e sirva quente.

Recheio de doce de leite

Retire a tapioca da frigideira e coloque o doce de leite com a colher.

Recheio de leite condensado

Retire a tapioca da frigideira e, com uma colher, recheie com o leite condensado, dobre e sirva.

Recheio de coco

Coloque o coco ralado e regue com leite de coco. Dobre e sirva.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Novo Bacon, Sorvete Salgado, Insetos e outras Tendências Gastronômicas que vão dominar 2015

As tendências foram apresentadas pela Baum + Whiteman, principal consultoria de restaurantes e comida internacional, instalada no Brooklyn, em Nova York.



Veja abaixo as tendências de 2015:


SORVETE SALGADO
Se depender de 2015, os sorvetes não ficarão mais restritos às sobremesas. “Receitas salgadas feitas de alcachofra e anchova estarão em alta e prometem deixar os pratos, em geral, mais refrescantes”, conta Rosa Moraes, diretora de hospitalidade da Laureate Brasil. “Nos restaurantes, eles são servidos para limpar o paladar, entre um prato e outro do cardápio. Por exemplo, quando a entrada contém peixe e o prato principal é feito à base de carne.”
Segundo a especialista, esta novidade é, em parte, reflexo da onda fitness e vida saudável que tomou conta de 2014, e surge para acompanhar a tendência dos sucos. A abertura de sorveterias também exerce certa influência sobre o surgimento dos sorvetes salgados e deve oferecê-los a quem busca alimentos naturais e gosta de ousar.


INSETOS
A resistência à ingestão de formigas deve diminuir substancialmente. Muito consumidas no México e no Oriente, elas devem ganhar o mundo como ótima fonte de proteína. “Além disso, não engorda, não tem glúten e é livre de gordura saturada”, comenta Rosa. O preparo é simples: deixar secar e, depois, temperar. Mas, na verdade, são as barras de proteínas feitas à base de insetos que devem surgir como novidade.



MATCHA
Muito consumidos nos templos budistas japoneses, o chá preparado com as folhas mais novas vindas de plantações protegidas do sol devem ganhar o ocidente. “Ele é rico em antioxidante e tem propriedade diurética”, conta a especialista. Em paralelo, continuam forte as águas temperadas com pepino, limão ou hortelã.



SABORES AMARGOS
A tendência do cacau cada vez mais puro se une aos vegetais amargos – almeirão, chicória e escarola - como sabor a ser explorado.



O RETORNO DAS OSTRAS
Além de serem ingeridas abertas ou gratinadas, elas têm tudo para virar atração de happy hour ao acompanhar coquetéis em forma de molho. “É mais uma ótima fonte de proteínas”, explica Rosa.



O NOVO BACON
O bacon que reinou por anos como o queridinho quase unânime dos paladares deve ganhar concorrente. O maior deles atende pelo nome de ndjua, uma espécie de salame preparada com a pancetta, orelhas e bochecha do porco.


PISTACHE
Apesar de não ser novidade, o pistache figura na lista das tendências, provavelmente, por conta de sua multifuncionalidade. “Ele é muito saboroso, pode ser usado em sorvete, consumido ao natural ou ainda enriquecer pratos diversos ao ser usado ralado”, sugere a especialista.



SAI A COUVE, ENTRAM OUTRAS RAÍZES
“Em 2014, os restaurantes estavam usando muita couve em seus pratos”, lembra Rose. Em 2015, porém, ela será substituída por outras raízes, como aipo e kohlrabi. Eles podem ser servidos em forma de purê, fritos ou gratinados.



COZINHA CASUAL
Os food trucks e as feirinhas gastronômicas orgânicas, que começaram a dar as caras em 2014, devem se estabelecer como tendência absoluta. Muito chefes e proprietários de restaurantes cinco estrelas estão focados em ampliar – e popularizar – o acesso a pratos preparados com bons ingredientes.



Fonte: Globo